[Tutorial] Janela 2013 Oficial SAMP

Neste tutorial eu vou mostrar como criar uma Janela, um gui, e sua ativação sendo ela através de uma tecla, irei mostrar algumas funções que podem ser utilizadas, linguagem usada é a lua .

Nesta primeira parte iremos trabalhar no gui, propriamente dito a janela e seus complementos adicionais.


  1. janelaWindow = guiCreateWindow(350,250,450,320,"Exemplo",false) -- Esta função serve para criar uma janela.
  2. janelaTexto = guiCreateMemo(20,40,420,260,"Texto Exemplo1",false,janelaWindow) -- Caixa de edição na qual pode se introduzir um texto.

Utilizaremos logo após as funções complementares.

  1. guiMemoSetReadOnly(janelaTexto,true) -- Esta função ira permitir só a leitura do texto introduzido no script, ou seja o conteúdo não é editável.
  2. guiWindowSetSizable(janelaWindow,false) -- Esta função habilita ou desabilita o redimensionamento do usuário de uma janela GUI.
  3. guiSetVisible(janelaWindow,false) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI.

Nesta primeira parte criamos a janela e adicionamos um Texto, através do guiCreateWindow para criar a janela e guiCreateMemo para criar uma caixa de edição.
Utilizamos os nomes de "janelaWindow" para nomear a janela e "janelaTexto" para nomear a caixa de edição.


Na segunda parte iremos fazer a janela aparecer e desaparecer através de uma tecla utilizando a função "bindKey", neste caso a tecla seria o "F2".


  1. function infoShow ( )
  2.     guiSetVisible ( janelaWindow, not guiGetVisible ( janelaWindow ) ) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI.
  3.     showCursor ( not isCursorShowing( ) ) -- Esta função é usada para mostrar ou ocultar cursor do jogador conforme o jogador abre e fecha a janela.
  4. end
  5. bindKey ( "F2","down", infoShow ) -- Liga-se a chave de um jogador para uma função de manipulador ou de comando, que será chamado quando a tecla é pressionada.

Client
  1. janelaWindow = guiCreateWindow(350,250,450,320,"Exemplo",false) -- Janela
  2. janelaTexto = guiCreateMemo(20,40,420,260,"Texto Exemplo1",false,janelaWindow) -- Caixa de edição na qual pode se introduzir um texto.
  3.  
  4. guiMemoSetReadOnly(janelaTexto,true) -- Esta função ira permitir só a leitura do texto introduzido no script, ou seja o conteúdo não é editável.
  5. guiWindowSetSizable(janelaWindow,false) -- Esta função habilita ou desabilita o redimensionamento do usuário de uma janela GUI.
  6. guiSetVisible(janelaWindow,false) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI.
  7.  
  8. function infoShow ( )
  9.     guiSetVisible ( janelaWindow, not guiGetVisible ( janelaWindow ) ) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI.
  10.     showCursor ( not isCursorShowing( ) ) -- Esta função é usada para mostrar ou ocultar cursor do jogador conforme o jogador abre e fecha a janela.
  11. end
  12. bindKey ( "F2","down", infoShow ) -- Liga-se a chave de um jogador para uma função de manipulador ou de comando, que será chamado quando a tecla é pressionada.

Agora você vai ter uma janela de texto podendo ser visualizada no "F2".
Espero ter ajudado em alguma coisa.


Creditos: "Ninguem"

0 comentários:

Postar um comentário

 
▲ Subir